BLOG
PAIOLZINHO

FIQUE POR DENTRO



Tradição familiar de verdade é passar conhecimento de pai pra filho. No nosso blog, a gente quer contar o que a gente sabe pra você aprender. E mais do que ler, aproveite para compartilhar com os parentes também!

#TUDO SOBRE QUEIJO



Saiba mais sobre o saboroso mundo dos laticínios, aventure-se em novas experiências culinárias, aprenda sobre os queijos e se inspire com a gente!

Publicado: 5 de Agosto de 2021

Seu estilo Paiolzinho

O quê do queijo 13 fatos que você não sabia

Todo apaixonado por queijo ama saber curiosidades sobre essas delícias e compartilhar com os amigos e as famílias. Hoje juntamos um compilado de fatos sobre os queijos para você ter sempre assunto pra conversar. Confere já!

1. O queijo existia antes da linguagem escrita: Antigos filtros de queijo encontrados na Polônia sugerem que ele remonta a pelo menos 7500 anos atrás!

2. Penicilina é o nome do mofo que você encontra no queijo azul. Muitas pessoas são alérgicas à penicilina (a versão antibiótica), mas não são alérgicas ao queijo Gorgonzola.

3. A palavra "queijo" vem da palavra latina caseus, que significa fermentar ou azedar.

4. O leite é fervido em alta temperatura antes que a coalhada e o soro líquido sejam separados, e o coalho (uma enzima encontrada no estômago dos mamíferos) é adicionado.

5. A coloração amarela a vermelha do queijo é feita através da adição de urucum (sementes de árvores tropicais).

6. Antigamente, acreditava-se que comer queijo antes de dormir poderia causar pesadelos, mas na verdade trazia benefícios à saúde.

7. A produção de queijo em todo o mundo é mais do que a produção mundial combinada de café, tabaco, chá e grãos de cacau.

8. Espantosos 20 milhões de toneladas métricas de queijo são produzidas em todo o mundo a cada ano e a produção está aumentando com a crescente demanda.

9. São necessários cerca de 5 quilos de leite para fazer meio quilo de queijo. Se não fosse pelo queijo, muito leite teria sido desperdiçado.

10. Durante o Império Romano, as grandes casas romanas tinham cozinhas separadas apenas para a fabricação de queijo, eram chamadas de careale.

11. O consumo de queijos no Brasil vem crescendo ao longo dos anos, passando de 3,6 kg/habitante em 2009 para 5,31 kg de queijo/habitante em 2019, considerando todos os tipos de queijos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

12. Pessoas com intolerância à lactose podem comer queijo, isso porque geralmente durante o processo de produção do queijo grande parte da lactose é perdida.

13. O queijo é uma ótima fonte de zinco (auxilia no sistema imunológico) e também de B12 (aumenta a energia).

VISITE NOSSO INSTAGRAM

@paiolzinho