BLOG
PAIOLZINHO

FIQUE POR DENTRO



Tradição familiar de verdade é passar conhecimento de pai pra filho. No nosso blog, a gente quer contar o que a gente sabe pra você aprender. E mais do que ler, aproveite para compartilhar com os parentes também!

#TUDO SOBRE QUEIJO



Saiba mais sobre o saboroso mundo dos laticínios, aventure-se em novas experiências culinárias, aprenda sobre os queijos e se inspire com a gente!

Publicado: 5 de Agosto de 2021

Mestre queijeiro

Quais os queijos que mais derretem?

Todo apaixonado por queijo de verdade ama experimentar qualquer tipo de queijo. E, embora todos tenham suas qualidades quando consumidos in natura, cada um ganha um toque especial quando são aquecidos. Alguns derretem, outros só amolecem, enquanto alguns só ficam elásticos. Essa diferença acontece principalmente por conta do teor de gordura na composição - geralmente quanto maior for a porcentagem, maior a chance dele derreter -, mas o modo de preparo também influencia no resultado em alta temperatura.

O processo de maturação e a composição química também estão diretamente ligados ao derretimento. Queijos como o Minas Padrão Paiolzinho ou o Parmesão Paiolzinho quando são aquecidos ficam amolecidos, mas não derretem nem um pouco, permanecendo em seu formato original. Isso acontece pelo teor de sal e pelo tempo em que eles ficam maturando, onde seu nível de água é reduzido. Para entender melhor sobre quais derretem ou não e facilitar na sua escolha nas compras do supermercado, te explicamos logo abaixo:

Queijos que derretem

Nessa categoria entram os queijos que se desmancham por completo, sendo os mais indicados para molhos, sopas, cremes e a tradicional fondue. Aqui recomendamos os queijos Tipo Gorgonzola Paiolzinho, Tipo Gouda Paiolzinho e o Tipo Gruyère Paiolzinho.

Queijos que não derretem

Nesses se incluem aqueles que quando são aquecidos eles até dão uma amolecida, chegam a criar uma crostinha crocante, mas permanecem no mesmo formato. Aqui entra os queijos Minas Frescal Paiolzinho, Fresco Paiolzinho, Montanhês Paiolzinho e o Parmesão Capa Preta Paiolzinho, além dos queijos Minas Padrão Paiolzinho e Parmesão Paiolzinho, que já havíamos contado no início do post.

Queijos que ficam elástico

Os queijos com massa filada, como o Mussarela Paiolzinho, não derretem. Eles não chegam a escorrer, mas ficam elásticos, com aquele puxa-puxa bonito que tem numa pizza, sabe? Acontece o mesmo com o Tipo Provolone Paiolzinho e com o Prato Lanche Paiolzinho.

Ainda assim, por mais que eles sejam bem específicos, é possível driblar um pouco as suas características com alguns truques. O parmesão e o provolone, por exemplo, costumam ser muito usados para gratinar. Enquanto um às vezes chega a criar uma casquinha sem derreter, o outro só fica elástico. Pra facilitar o processo e incentivar o derretimento, o ideal é ralar em tiras pequenininhas, o que funciona bem no forno. Se quiser o sabor do queijo montanhês em um molho, por exemplo, você pode misturá-lo com outro que tenha bom derretimento, como o gouda. Juntos eles vão derreter. Seja qual for o seu jeito preferido de levar os queijos ao fogo, para derreter, fritar, assar ou grelhar, com os Laticínios Paiolzinho você garante muito mais sabor no dia a dia!

VISITE NOSSO INSTAGRAM

@paiolzinho