BLOG
PAIOLZINHO

FIQUE POR DENTRO



Tradição familiar de verdade é passar conhecimento de pai pra filho. No nosso blog, a gente quer contar o que a gente sabe pra você aprender. E mais do que ler, aproveite para compartilhar com os parentes também!

#TUDO SOBRE QUEIJO



Saiba mais sobre o saboroso mundo dos laticínios, aventure-se em novas experiências culinárias, aprenda sobre os queijos e se inspire com a gente!

Publicado: 5 de Agosto de 2021

Inspire-se

Mesa de frios: como montar a sua em casa

Quando se pensa em queijos, é bastante comum fazer uma ligação com a mesa de frios. Super tradicional, prática de montar e fácil para se servir, combina bem com qualquer ocasião, basta adaptar a mesa ao estilo da festa.

A lista de frios usados é grande e os queijos podem variar de acordo com o momento. Alguns acompanhamentos, como pães, frutas, patês e outros aperitivos transformam a experiência em uma refeição muito mais acolhedora.

E, diferente do que muitas pessoas podem imaginar, uma mesa de frios não é apenas uma situação sofisticada: pode ser bem informal e divertido petiscar, servindo-se por conta própria e conversando com os convidados enquanto come aos pouquinhos!

Ficou com vontade de montar uma mesa de frios também? Calma que a gente te explica tintim por tintim!

O mais importante é combinar texturas e diferentes tipos de massas, com queijos duros (como o Parmesão Paiolzinho) e macios (Minas Frescal Paiolzinho). Além disso, também é importante unir sabores contrastantes, variando entre os mais suaves (Tipo Gouda Paiolzinho) e mais fortes (Azul da Mantiqueira Paiolzinho).

Para você não errar na hora das compras, é só seguir essa listinha aqui:

EMBUTIDOS
- Presunto cru
- Presunto cozido
- Salame tipo italiano
- Mortadela
- Peito de peru
- Peito de frango

QUEIJOS
- Queijo Prato Lanche Paiolzinho
- Queijo Minas Padrão Paiolzinho
- Queijo Minas Frescal Paiolzinho
- Queijo Parmesão Paiolzinho
- Queijo Tipo Gruyere Paiolzinho
- Queijo Tipo Gouda Paiolzinho
- Queijo Tipo Provolone Curado Defumado Paiolzinho
- Queijo Azul da Mantiqueira Paiolzinho

PÃES E TORRADAS
- Pão francês
- Pão integral
- Pão italiano
- Torrada de pão branco
- Torrada de pão com centeio

ACOMPANHAMENTOS
Frutas: uvas, morangos, melancia, manga e figo
- Frutas desidratadas: damasco, uva passa, ameixas secas e tâmaras
- Patês: que tal investir numa versão mais agridoce?
- Ovo de codorna
- Palmito
- Tomate seco
- Tomate-cereja
- Azeitonas
- Salsichas
- Bolachas salgadas
- Pepino em conserva
- Cenoura em palitinhos
- Azeite
- Mel

Como decorar uma mesa de frios?

A decoração conta bastante para tornar sua mesa muito mais atrativa aos convidados!

Invista em uma grande tábua de madeira para montar toda a combinação ou divida em várias diferentes pensando na experiência: em uma tábua vão só os queijos duros, em outra, os mais suaves, em outra os defumados.

Para os convidados

Disponha toalhas de tecido ou guardanapos para todos os convidados, além dos pratos e cumbucas para se servirem com os patês e bolachinhas. Se for uma ocasião mais informal, não precisa dos sousplats (aquele "prato de baixo" que tem função mais decorativa). Algumas pessoas utilizam facas específicas para cada tipo de queijo, mas você pode evitar a necessidade se já deixar os queijos cortados em porções ideais.

Para ir bem na foto

Nesse caso, brincar com comida é coisa séria! Com o auxílio de um copo ou taça, dá para fazer flores de salame para dispor pela mesa, corações de tomate-cereja e até mesmo utilizar cortadores estilizados com alguns vegetais: que tal uma casca de pimentão em formato de borboleta? Esses detalhes fazem toda a diferença e, além de deixar a decoração muito mais colorida, também ficam lindos na hora da foto!

Para fazer bonito na taça

Por mais que a combinação tradicional seja vinho, é preciso pensar também nos convidados que por algum motivo não consomem bebida alcoólica. Nesses casos você pode investir em drinks sem álcool, como piña colada, coquetel de frutas, pink lemonade ou frapê de café. Se preferir, ofereça sucos cítricos, como a limonada e o suco de laranja ou opções também indicadas para a mesa, como o suco de morango e melancia.

Tudo pronto para receber os convidados? Agora é só curtir sua mesa, se deliciando com os queijos Paiolzinho e aproveitando a combinação de sabores.

Lembre-se de tirar uma foto bem bonita e marcar a gente nas redes sociais! Nosso gostinho de Minas chega em todo o Brasil e é um orgulho também fazer parte dos momentos com a sua família!

VISITE NOSSO INSTAGRAM

@paiolzinho