BLOG
PAIOLZINHO

FIQUE POR DENTRO



Tradição familiar de verdade é passar conhecimento de pai pra filho. No nosso blog, a gente quer contar o que a gente sabe pra você aprender. E mais do que ler, aproveite para compartilhar com os parentes também!

#TUDO SOBRE QUEIJO



Saiba mais sobre o saboroso mundo dos laticínios, aventure-se em novas experiências culinárias, aprenda sobre os queijos e se inspire com a gente!

Publicado: 20 de Outubro de 2021

Seu estilo Paiolzinho

Você sabia? Curiosidades sobre o queijo!

O queijo é uma iguaria que é difícil encontrar alguém que não goste de comer. Ele está presente em qualquer ocasião que pede algo saboroso para aprimorar a refeição. Existem diversos tipos, tamanhos, formatos, sabores, texturas e cheiros para todo mundo aproveitar. Mas você sabia que o primeiro queijo que se tem conhecimento nasceu cerca de 8000 anos atrás no Oriente Médio?

Vem conhecer essa e mais outras curiosidades!

Existe uma lenda que diz que um mercador árabe saiu para cavalgar por dias pelo deserto e levou apenas uma garrafa de leite de cabra para não morrer de sede. Alguns dias depois, ele abriu sua bolsa e se deparou com uma parte líquida, que era o soro, e uma parte sólida, que era o queijo já formado. Esse foi o primeiro registro do alimento no mundo.
E conforme os anos foram passando, a descoberta de novas formas e tecnologias para aprimorar o queijo foi essencial. Como, por exemplo, que é possível preparar queijos com diversos tipos de leite: de vaca, cabra, ovelha, búfalo, dentre outros animais. Inclusive, na Suécia, eles preparam um queijo diferente e único com leite de alce que deve ser ordenhado por duas horas seguidas. Por isso, este é um dos mais caros do mundo, custando cerca de 980 euros o quilo.


E você sabia que o queijo faz bem para a saúde e ajuda a emagrecer? Muita gente corta o alimento da dieta erroneamente, sem saber que ele é benéfico para manter a forma. Além de equilibrar a flora intestinal e reduzir gordura localizada, ele também afasta diversos tipos de câncer, como o de estômago, de mama e próstata. Portanto, é sempre bom contar com esse alimento presente na sua casa!


E em números? São produzidos bilhões de quilos de queijo por ano em todo o mundo. Atualmente, cerca de 18 bilhões de quilos de queijos são comercializados no planeta. Sendo o maior produtor do alimento, os Estados Unidos retêm 4,1 bilhões de quilos fabricados anualmente. Porém, não são os estadunidenses que mais consomem queijo, mas sim os gregos que chegam a consumir 27,6 quilos por pessoa durante um ano!


E aqui no Laticínios Paiolzinho temos uma grande variedade de queijos com texturas e sabores diversificados para todos os tipos de paladar. Passando desde o Queijo Parmesão Capa Preta, Queijo Tipo Gorgonzola e o Queijo Tipo Gouda até o Queijo Azul da Mantiqueira e o Queijo Tipo Gruyère.


Além disso, o Paiolzinho também oferece a Linha Dia a Dia que possui uma diversidade deliciosa, composta pelo Queijo Parmesão, Queijo Tipo Provolone Fresco Defumado, Queijo Minas Frescal, Queijo Mussarela, Queijo Fresco, Queijo Minas Padrão, Queijo Prato e Queijo Montanhês. Ademais, o reconhecimento ao longo dos anos vem através de diversos prêmios em concursos nacionais. Sendo o último deles em 2019, recebendo a premiação para o Queijo Gouda como o melhor do Brasil no Congresso Nacional de Produtos Lácteos.


VISITE NOSSO INSTAGRAM

@paiolzinho